Componentes Estruturais

 

Esquema da estrutura dos brasões de Portugal.

Todos os brasões administrativos portugueses têm a sua descrição textual publicada em Diário da República, conteúdo textual este que pode ser interpretado de maneiras diferentes pelos desenhadores e por isso podem existir desenhos diferentes do mesmo brasão e ambos correspondem à descrição.

Esta publicação foi baseada em simbologia estrutural base regrada e aplicada a cada distrito, concelho ou freguesia de acordo com a sua estrutura geográfica histórica e cultural.

As componentes principais do brasão português são a COROA, o ESCUDO e o LISTEL.

 

Sobre a Coroa

 

A Coroa é o elemento colocado mais acima no desenho, ela vai identificar o hierarquicamente a localidade.

 

- Coroa mural em ouro de cinco torres, indica a cidade capital (Lisboa).

- Coroa mural de cinco torres, esta de prata, indica cidade

- Coroa mural de quatro torres, indica estatuto de vila.

- Coroa mural de três torres, indica aldeia ou freguesia urbana.

Número de torres - Estatutos das localidades

 

Sobre o Escudo

É o elemento central de um brasão, de tal forma importante que, muitas vezes, ao falar de "brasão" nos estamos a referir especificamente a ele, é o escudo que se contêm os elementos distintivos do brasão.

Estes elementos chamam-se Figuras.

Uma figura é um objeto aposto num escudo heráldico ou em qualquer outro objeto de uma composição armorial. Qualquer coisa encontrada na natureza ou na tecnologia pode aparecer num escudo como uma figura heráldica. Figuras podem ser animais, objetos ou formas geométricas.

As figuras podem representar várias temáticas como Religião, Armas, Arquitetura, Geografia, Biologia...

As figuras mais freqüentes são a cruz, com suas centenas de variações, o leão e a águia. Outros elementos comuns são o peixe, a cobra e outras criaturas ainda mais exóticas como dragões aparecem tanto como figuras quanto como suportes. Os animais são encontrados em posições estereotipadas, ou atitudes e os quadrúpedes são normalmente encontrados sobre as patas traseiras.

Escudo - Onde se apresenta as Figuras

 

Sobre o Listel

O Listel é uma pequena bandeirola ou flâmula, habitualmente branca, que se localiza por baixo do escudo de um brasão de armas. Pretende simular uma facha em tecido com aplicação do nome daquilo que representa, no caso da heráldica é o nome da localidade ou freguesia escrito a preto. Muitas vezes junto com o nome das freguesias aparece também o nome do concelho dada a existência de várias freguesias com o mesmo nome.

Listel - Nome da Localidade

 

Outros elementos

Em alguns casos, independentemente de se tratar de distrito, concelho ou freguesia, a localidade, em algúm ponto da história de Portugal foi condecorada pela Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, sendo a mais importante Ordem Honorífica portuguesa. O Grande Colar da Ordem da Torre e Espada é a condecoração de maior valor.

No brasão aparece entre o Escudo e o Listel. Veja por exemplo o Brasão de Coimbra.

 

cordao

-

-